sábado, 4 de dezembro de 2010

Com início das obras, surge uma referência em biotecnologia


Começaram oficialmente nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro de 2010, as obras do Centro Brasileiro de Material Biológico (CBMB), que será uma referência para o desenvolvimento da biotecnologia no Brasil. O início dos trabalhos no campus do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em Xerém, distrito de Duque de Caxias, contou com as presenças do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do presidente do INPI, Jorge Ávila, e do presidente do Inmetro, João Jornada.
Resultado de uma parceria entre o INPI e o Inmetro, o CBMB será uma fonte de consulta sobre material biológico e guardará microorganismos e culturas de células para pedidos de patentes. Como isso tinha que ser feito no exterior, o processo vai ficar mais simples e barato, atendendo a uma demanda dos pesquisadores nacionais. O investimento total é de R$ 11,5 milhões e o CBMB deverá funcionar em 2012.
- O complexo da saúde tem um papel fundamental para estimular a ciência, a tecnologia e a inovação no Brasil. E estamos trabalhando muito nisso em parceria com o Ministério do Desenvolvimento - ressaltou o ministro, citando acordo do qual fazem parte o INPI e Inmetro. 
De acordo com a Lei de Propriedade Industrial, é obrigatório o depósito em instituição credenciada do material biológico essencial para um pedido de patente. Até agora, não existe tal instituição credenciada na América Latina e o CBMB irá assumir esta função, facilitando o processo para os pesquisadores brasileiros.
Após o período de sigilo nos processos de patente, o material biológico poderá ser disponibilizado ao público para fins de pesquisa. O CBMB atuará ainda como um backup estratégico de coleções de microorganismos e culturas de células desenvolvidas no Brasil. Além disso, o Centro também implementará um Programa de Avaliação da  Conformidade para atender aos requisitos internacionais de segurança e rastreabilidade dos materiais disponíveis.
- O Centro vai organizar o sistema brasileiro de coleção de culturas, com a vantagem de que o campus do Inmetro garantirá a segurança necessária - destacou Jorge Ávila.
- Devemos ressaltar que a criação do CBMB é uma das ações para garantir confiança no campo da saúde - concluiu João Jornada.
No mesmo dia, o Inmetro lançou, em Xerém, o material de referência certificado do captopril, que servirá para garantir a qualidade deste remédio usado para controlar a pressão; marcou o início das obras do Laboratório de Metrologia Biológica; inaugurou o Laboratório de Biotecnologia, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; e fez a inauguração do novo Banco de Células do Rio, que possui em seu acervo mais de 350 células humanas e animais congeladas. Saiba mais em www.inmetro.gov.br.


Jorge Ávila, João Jornada e José Gomes Temporão inauguram obras em Xerém.