sábado, 4 de dezembro de 2010

Parceria busca inovação na agricultura


O INPI deverá firmar, até o fim deste ano, um acordo técnico com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que contribuirá para inovação na agricultura. Entre outros objetivos, a parceria vai possibilitar a construção de um Observatório Tecnológico para a Agricultura. A ideia é elaborar estudos prospectivos sobre tecnologias estratégicas para este setor cujo mercado representa 25% das exportações brasileiras.

Estes estudos serão associados a diagnósticos, indicadores de pesquisa, palestras, workshops, realizados em parceria entre as três instituições. A participação do INPI será no sentido de disponibilizar a informação tecnológica relacionada à agricultura, principalmente aquela disponível em forma de patentes.
A expectativa é que estas informações, somadas à visão estratégica do Mapa e ao conhecimento da Embrapa, poderão contribuir, não somente para o fomento da inovação tecnológica na agricultura,  como também no fortalecimento do agrobusiness, cujo complexo industrial alcança mais de 35% do PIB.