sábado, 4 de dezembro de 2010

INPI estimula inovação e empreendedorismo entre os jovens

Com o apoio do INPI e outras instituições, a 4ª Exposição de Inovação e Empreendedorismo do Programa Inovar para Crescer nas Escolas  - PINCE, promovida pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), foi um sucesso. Além de participar da Comissão Julgadora, como na edição anterior, o Instituto foi representado pelo diretor de Cooperação para o Desenvolvimento do INPI, Sérgio Paulino, na solenidade de premiação.

- A iniciativa da ACRJ é muito importante. No próximo ano, o INPI participará da seleção dos trabalhos. Nosso objetivo é orientar alunos e professores sobre a novidade de alguns trabalhos, que podem gerar, de fato, inovação - ressalta Rita Pinheiro Machado, Coordenadora-Geral de Ação Regional do Instituto.
Rita foi uma das 12 juradas da Comissão Julgadora. Além de ressaltar a importância da iniciativa da ACRJ, ela destacou a participação do INPI, que este ano distribuiu para os alunos vencedores cartilhas sobre Propriedade Intelectual e um vale-curso de PI e inovação para os professores que orientaram estes trabalhos.
Dentre os projetos vencedores em quatro categorias (ensino fundamental, médio, normal e ensino de jovens adultos), vale destacar o trabalho premiado na categoria Ensino de Jovens Adultos (EJA). O primeiro lugar coube aos estudantes do Colégio Mercúrio, do Rio de Janeiro, com o projeto Bloco Econômico Térmico Ambiental BETA - um bloco (tijolo) ecológico que utiliza fibras de papelão, oriundas da reciclagem do papel e papelão.
A solenidade de premiação reuniu os jovens participantes e personalidades de diversos setores, como o ex-ministro da Fazenda Marcilio Marques; o vice-presidente da ACRJ, Ronaldo Chaer; o presidente do Conselho de Inovação e Tecnologia da ACRJ, Fernando Baratelli; a Gestora Social Cultural e Produtora Executiva da ACRJ, Maria Teresa Moreira; a vice-presidente do Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia da ACRJ, Marília Britto; o coordenador do PINCE, Edison Borba; além de Sérgio Paulino, Diretor do INPI, e representantes do Sebrae e das secretarias de Ciência e Tecnologia do Estado e do município do Rio de Janeiro.
Foto: Gilson Bueno